Notícias de saúde

Novo tratamento pode reduzir gordura da papada

16 de maio de 2013 (Bibliomed). Estudo apresentado no American Academy of Dermatology Annual Meeting, que ocorreu de 1º a 5 de maio em Miami Beach, nos Estados Unidos, mostrou que o ácido desoxicólico (ATX-101) ajuda no tratamento da gordura submental, melhorando a aparência indesejada da gordura sob o queixo.

Os pesquisadores analisaram 165 pessoas, atendidas em 21 centros médicos, que receberam microinjeções de ácido desoxicólico 2 mg/cm² a cada dois milímetros em um padrão de grade na região do queixo. Os pacientes receberam até seis sessões espaçadas em intervalos de 28 dias.

Médicos e pacientes avaliaram cada sessão de tratamento, bem como os resultados de três meses após a última injeção, utilizando uma escala validada para leve, moderada ou grave quanto à aparência da gordura da papada.

Doze semanas após o final do tratamento, os médicos relataram que 87% dos pacientes alcançaram uma melhora de um ponto ou mais na escala. Além disso, 83% dos pacientes relataram "significativa melhora" na avaliação de follow-up, afirmando se sentirem menos incomodados com a gordura no queixo.

A maioria dos pacientes (86%) relatou estar "pelo menos um pouco satisfeito" com sua aparência e 94% deles relataram estar "pelo menos um pouco satisfeito" com o seu tratamento. Além disso, 96% dos pacientes apresentaram flacidez inalterada ou melhora da flacidez na escala de classificação.

Os especialistas acreditam que o ácido desoxicólico será uma arma eficiente no tratamento da gordura da face, uma vez que essa área é difícil de ser tratada. Contudo, eles ressaltam que não há um tempo determinado para recuperação após a aplicação, que a região pode ficar inchada e que o paciente pode sentir algum incomodo.

Os efeitos colaterais estiveram presentes em 92% dos pacientes e foram classificados como ligeiros e moderados. Os mais comuns consistiram em machas negras, dormência, dor, edemas e eritema, sendo que todos desapareceram rapidamente.

O ácido desoxicólico está em processo de aprovação pelo USA Drug and Food Aministration, e os pesquisadores esperam que seu uso possa ser ampliado para outras áreas do corpo, como olhos, braços, barriga e joelhos.

Fonte: American Academy of Dermatology, 1º a 5 de maio em Miami Beach, nos Estados Unidos.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários