Notícias de saúde

90% dos pais realizam outras atividades enquanto dirigem

14 de maio de 2013 (Bibliomed). Todos sabem que é perigoso dirigir e realizar outras tarefas ao mesmo tempo, mas uma pesquisa mostra que muitos pais podem estar arriscando suas vidas ao realizarem diversas atividades enquanto conduzem um veículo.

Pesquisadores americanos entrevistaram 600 pais cujos filhos entre um e 12 anos foram tratados em dois centros de emergência da Universidade de Michigan por qualquer motivo.

Desses pais, 90% confessaram ter realizados tarefas múltiplas em algum momento do último mês enquanto levavam seus filhos no carro. 70% dos pais disseram que estavam prestando cuidados aos filhos (como dar comida ou pegar um brinquedo que tinha caído) e 70% disseram que estavam fazendo algo para si mesmos, como comer ou se arrumar. Outras atividades comuns foram trocar CD ou DVD, falar ao telefone ou enviar mensagens e procurar endereços em mapas e no GPS.

A pesquisa mostra também que o comportamento desses pais foi mais comum entre pessoas que já tinham se envolvido em um acidente de carro.

Os resultados mostram que pode ser interessante realizar campanhas de conscientização focadas nesse grupo específico, já que o comportamento não arrisca somente a vida do motorista, mas também a da criança e de outras pessoas que estejam transitando na via.

A pesquisa foi apresentada na reunião deste ano da Pediatric Academic Societies, que aconteceu entre os dias quatro e sete de maio em Washington, EUA.

Fonte:  Pediatric Academic Societies Annual Meeting, 4 a 7 de maio, Washington D.C, EUA.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários