Notícias de saúde

Paciente com HIV Demora Para Buscar Tratamento, Mostra Estudo

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Muitas pessoas não procuram tratamento imediato após serem diagnosticadas com HIV, de acordo com resultados de um estudo norte-americano. Na verdade, algumas pessoas que obtêm resultado positivo podem adiar o tratamento por muitos meses.

Para determinar os fatores associados ao atraso no tratamento de HIV, Barbara J. Turner, da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, e sua equipe entrevistaram 3.500 pessoas infectadas com HIV que receberam o diagnóstico em fevereiro de 1993 (grupo A) ou fevereiro de 1995 (grupo B).

O grupo A procurou cuidado médico dentro de três anos de diagnóstico, enquanto o grupo B buscou terapia em um ano de diagnóstico.

"No caso de nosso estudo, pessoas que adiaram o tratamento correspondiam a cerca de um terço de nossa população nos primeiros anos de nosso estudo e o tempo médio entre o diagnóstico de HIV e o primeiro tratamento médico para HIV era de um ano", disse Turner à Reuters Health.

"É tempo suficiente para o HIV provocar danos substanciais no sistema imunológico e para pessoas terem graves complicações da doença", alertou a pesquisadora.

De acordo com o estudo publicado na edição de 25 de setembro do Archives of Internal Medicine, quase 30 por cento das pessoas do grupo A demoraram mais de três meses após o diagnóstico para procurar tratamento para HIV e 21 por cento esperaram mais de seis meses.

Em relação ao grupo B, somente 17 por cento das pessoas adiaram o tratamento por mais de três meses e menos de 10 por cento demoraram mais de seis meses para procurar uma terapia.

O estudo indica que os fatores mais associados a um atraso maior de três meses no tratamento foram "grupo racial ou étnico, ano de diagnóstico e estar doente na época do diagnóstico".

Nos grupos A e B, os latinos tendiam significativamente mais do que os brancos a adiar o tratamento. Embora menos do que os latinos, os afro-americanos também apresentaram uma tendência a adiar a terapia mais do que os brancos.

De acordo com Turner, o ponto mais importante do estudo é que "pessoas infectadas com o HIV que tinham uma fonte usual de tratamento ou que estavam registradas no Medicaid -- (programa de saúde federal norte-americano destinado a pessoas de baixa renda) -- na época do diagnóstico positivo para HIV estavam significativamente menos propensas a adiar por longos períodos para receber o primeiro tratamento médico para o HIV".

Turner acrescentou que pacientes do Medicaid estavam 50 por cento menos propensos a atrasar o acesso ao cuidado médico do que pessoas com seguros de saúde privados.

A pesquisadora destacou que essa descoberta causou surpresa, pois, normalmente, supõe-se que pessoas com seguro privado têm um melhor acesso à saúde.

"No entanto, pessoas com seguro privado também correm risco de perder sua cobertura de saúde se elas forem diagnosticadas com uma doença crônica grave", acrescentou Turner.

"Os consumidores precisam se ligar a uma fonte usual de cuidado médico, de modo que, quando a doença se desenvolver, elas possam receber cuidado prontamente", aconselhou a pesquisadora.

Ela destacou que "os consumidores também precisam entender que o diagnóstico de uma doença grave exige cuidado e que elas não devem adiar o cuidado porque temem a perda da cobertura de saúde".

"Todos nós devemos trabalhar para superar estas barreiras para que pessoas com doenças graves possam permanecer como asseguradas", concluiu Turner.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários