Notícias de saúde

Pacientes com doença pulmonar precisam ser ativos, mesmo quando internados

17 de abril de 2013 (Bibliomed). Pessoas internadas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não devem permanecer inativas fisicamente durante a internação, pois isso pode acarretar em danos para sua saúde. A conclusão é de pesquisadores do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O estudo envolveu 20 pacientes internados no Hospital Universitário (HU) da USP. Esses realizavam apenas sete minutos de atividades diariamente, como ficar de pé e caminha, e permaneciam o resto do tempo deitados.

O fisioterapeuta Rodrigo Cerqueira Borges, autor do estudo, diz que ficar deitado agrava a fraqueza muscular decorrente da DPOC, e que para evitar o problema, é necessária a realização de um mínimo de atividade física, como ficar de pé e andar em intervalos de tempo durante o período de internação.

Os pacientes foram internados devido ao agravamento dos sintomas da doença, como falta de ar, cansaço, aumento da quantidade de escarro e mudanças em seu aspecto. Todos receberam um equipamento que monitorou sua atividade diariamente, além de medicamentos para tratamento da doença. O monitoramento das atividades foi realizado, também, um mês após o a alta da internação.

Os resultados da pesquisa, descritos em artigo publicado no International Journal of COPD, publicação científica internacional especializada em DPOC, mostraram que durante a internação a média de caminhadas diárias era de 7 minutos, o que aumentou para 40 minutos quando o paciente estava em alta.

Fonte: Agência USP, 12 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários