Notícias de saúde

Vírus da nova gripe aviária está se adaptando aos seres humanos

16 de abril de 2013 (Bibliomed). Pelo menos 13 pessoas já morreram na China em decorrência da gripe aviária. Agora, pesquisa genética do vírus H7N9, o responsável pela nova forma da doença que tem causado as mortes, revelou que ele está passando por um processo evolutivo para se adaptar às células humanas.

Essas descobertas aumentam as preocupações da classe médica sobre o potencial do vírus de desencadear uma nova pandemia de gripe aviária no mundo.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e da Universidade de Tóquio, no Japão, analisou as sequências genéticas do H7N9 isolados de quatro vitimas do vírus e amostras de aves e derivados de um mercado nos arredores de Xangai.

Os resultados mostraram que os dados coletados em seres humanos têm uma mutação de proteína que permite que seu crescimento seja eficiente em células humanas, o que faz com que elas consigam se desenvolver no trato respiratório superior dos seres humanos, que possui uma temperatura mais baixa do que os das aves.

Os primeiros casos de infecção pelo H7N9 foram notificados no final de março no China, e até agora foram detectados cerca de 30 casos com treze mortes. Contudo, esses números podem ser maiores.

Fonte: Diário da Saúde, 14 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários