Publicidade

Notícias de saúde

Entenda a intolerância alimentar e aprenda a administrar a condição

27 de março de 2013 (Bibliomed). A intolerância alimentar a determinados alimentos pode ser confundida com a alergia. Como a condição atinge 40% dos brasileiros, é importante saber sobre ela.

A intolerância ocorre devido à reação dos anticorpos lgG, responsáveis pela reação imunológica a proteínas presentes em alimentos. A resposta imunológica dos anticorpos é o que causa as reações à ingestão da comida, como as dores no abdômen, a diarréia, dores de cabeça, etc

Conhecer as características da intolerância alimentar é essencial, para que assim o diagnóstico possa ser feito e o tratamento iniciado.
De acordo com o geneticista Claudio Schmidt, nem sempre é necessário evitar completamente o alimento causador do problema. “As intolerâncias alimentares não têm cura, sendo necessário determinar a quantidade do alimento que o paciente tolera. Há casos em que o doente não deve mais consumir o alimento, enquanto em outros basta uma redução do consumo”.

Com o diagnóstico e a indicação específica do médico para o caso do paciente é possível evitar os sintomas e os desconfortos que a intolerância causa.

Fonte: RPM Comunicação, 20 de março de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: