Notícias de saúde

Sangue do cordão umbilical pode ser usado em tratamento de doença rara

Pesquisadores holandeses descobriram que o sangue do cordão umbilical pode ser um tratamento mais eficaz do que a medula óssea para as crianças nascidas com síndrome de Hurler.

Essa doença, também chamada de mucopolissacaridose tipo I (MPS I) ou gargulismo, é uma condição genética autossômica recessiva rara, que leva à deterioração progressiva, hepatoesplenomegalia (aumento do tamanho do fígado e do baço), nanismo e características faciais peculiares.

Um dos tratamentos atuais envolve os transplantes de células-tronco hematopoiéticas, desde que as células da medula óssea tenham uma combinação adequada, o que pode ser difícil de acontecer.

Com a nova técnica, não existe a necessidade de as células serem compatíveis, sendo que os resultados dos testes realizados com células-tronco incompatíveis retiradas do cordão umbilical foram considerados eficazes.

O estudo envolveu 258 pacientes e mostrou que o tratamento com células do cordão umbilical é tão eficiente quanto o realizado com células de medula óssea. De acordo com a pesquisa, aproximadamente 45% das crianças apresentaram transplante de células do cordão umbilical sem grau de parentesco, sendo que 81% delas não receberam células compatíveis.

Aproximadamente 63% das crianças apresentaram sobrevida de cinco anos após o tratamento, sem nenhuma doença e, no total, 74% sobreviveram. Segundo os pesquisadores, esses resultados são importantes para a comunidade de transplantes, pois fornecem fortes evidências de que o sangue do cordão umbilical pode ser uma fonte útil e eficaz de células-tronco para o transplante, quando uma fonte compatível de células não está disponível.

Fonte: Blood, 14 de março de 2013

Você sabia que desde 2001 o Brasil conta com um banco público de cordão umbilical? Saiba mais em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários