Notícias de saúde

Composto de jabuticaba prolonga vida de probióticos

20 de março de 2013 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) produziu um extrato natural da casca da jabuticaba. O composto bioativo foi utilizado em alimentos com probióticos (alimentos riscos em microorganismos vivos e que trazem benefícios para saúde, como o equilíbrio microbiano intestinal).

O composto da jabuticaba nos produtos acarretou no aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e na ação antioxidante natural.

De acordo com o engenheiro de alimentos Rodrigo Nunes Cavalcanti, que desenvolveu a pesquisa em parceria com o também engenheiro Adriano Gomes Cruz, o composto é um produto natural de alta qualidade e com duplo benefício à saúde por ter propriedades funcionais e antioxidantes.

O pesquisador ressalta que a indústria alimentícia faz largo uso de antioxidantes sintéticos para aumentar a vida útil de seus produtos, o que pode causar prejuízos à saúde do consumidor, um risco que não ocorre com os antioxidantes naturais.

O composto feito à base de jabuticaba não causou modificações no sabor ou cor dos alimentos usados no teste (iogurte e queijo petit suisse).

Entre os alimentos probióticos estão alguns tipos de queijos, iogurtes e bebidas lácteas.

Fonte: Diário da Saúde, 19 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários