Notícias de saúde

Vacina contra HPV é eficiente na prevenção do câncer de colo do útero

19 de março de 2013 (Bibliomed). O papilomavírus humano, mais conhecido pelo HPV, afeta, aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo. Deste total, 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou por ambos, que são as cepas causadoras do câncer do colo do útero.

Existem no mercado duas vacinas contra o HPV, uma quadrivalente, que protege contra os vírus HPV 16, 18 (que estão presentes em cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero) e HPV 6 e 11, que causam as verrugas genitais; e outra bivalente, que protege contra os HPV 16 e 18.

Pesquisadores do Karolinska Institutet, em Estocolmo, na Suécia, estudaram a eficácia da vacina contra o HPV em mulheres com idade entre dez e 44 anos entre 2006 e 2010. Eles analisaram a frequência do surgimento de verrugas genitais em relação com a vacinação contra o HPV.

Publicado no Journal of the National Cancer Institute, o estudo mostrou que a taxa de verrugas genitais foi menor entre as em mulheres com idade com 20 anos ou mais que haviam sido vacinadas contra o HPV.

Vários países do mundo lançaram programas de vacinação contra o HPV na esperança de prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao HPV. Os pesquisadores ressaltam que tanto a vacina bivalente, quanto a quadrivalente são eficazes na prevenção do HPV.

Fone: UPI, 16 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários