Notícias de saúde

Sintomas de TOC são comuns em mães de primeira viagem

06 de março de 2013 (Bibliomed). Mamães de primeira viagem que checam a respiração do seu bebê repetidamente ou que se preocupam com os germes que podem estar na mamadeira do filho podem ficar tranquilas. De acordo com uma nova pesquisa, é normal que mulheres passando pela primeira experiência de maternidade tenham comportamentos e pensamentos que se assemelhem a sintomas do TOC – o transtorno obsessivo compulsivo.

Os sintomas do TOC envolvem pensamentos repetitivos e indesejados além de comportamentos ritualísticos que têm a intenção de afastarem esses pensamentos. As mães podem demonstrar esses sintomas ao verificarem diversas vezes as travas de berços ou esterilizarem repetidamente bicos e mamadeiras.

Porém, a pesquisa mostra que 11% das mães passam por isso nos meses seguintes ao parto. Esse número é mais alto do que os 3% dos pacientes na população geral que enfrentam o TOC.

O pesquisador Dr. Dana Gossett, da Universidade Northwestern nos Estados Unidos alerta que não é claro qual é o limite desses comportamentos e a doença. Por isso, é preciso estar atento. Caso eles se tornem um fardo para a mulher e a impeçam de cuidar dela mesma e do bebê tratamento médico pode ser necessário.

A pesquisa foi apresentada no periódico The Journal of Reproductive Medicine.

Fonte: Live Science, 4 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários