Notícias de saúde

Drogas para diabetes podem causar pancreatite

06 de março de 2013 (Bibliomed). Pessoas que utilizam os medicamentos mais recentes para controlar o nível de açúcar no sangue têm até duas vezes mais probabilidade de serem internadas com pancreatite. A conclusão é de pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, as novas drogas utilizadas no tratamento do diabetes – glucagon-like peptide-1-based therapies – parecem contribuir para um aumento do risco de hospitalização por pancreatite aguda em comparação com outras drogas para controle do açúcar.

Os agentes de sitagliptina e exenatide - nomes genéricos para os medicamentos vendidos sob os nomes de marca Byetta e Januvia - parecem contribuir para a formação de lesões no pâncreas e a proliferação de condutas no órgão, resultando em fontes da inflamação.

De acordo com os pesquisadores, esses agentes são usados por milhões de americanos com diabetes. “Estes novos medicamentos para diabetes são muito eficazes na redução da glicose no sangue, mas as descobertas importantes de segurança podem não ter sido totalmente exploradas e alguns efeitos colaterais, como a pancreatite aguda, não aparecem até uso generalizado após a aprovação”, explica o Dr. Sonal Singh, coordenador do estudo.

Os pesquisadores recomendam que os pacientes fiquem atentos aos sintomas de pancreatite, tais como náuseas, vômitos insistentes e dor abdominal, e devem procurar tratamento imediatamente ao notar qualquer sintoma de reações adversas descritas no rótulo do medicamento.

A pancreatite é marcada por inflamação do pâncreas, o órgão que liberta hormônios tais como a insulina e glucagon, bem como as enzimas que ajudam a digerir os alimentos. A pancreatite pode ser perigosa se não for tratada.

Fonte: UPI, 05 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários