Notícias de saúde

Pesquisadores anunciam cura funcional do HIV

04 de março de 2013 (Bibliomed). Uma criança de dois anos, que recebeu terapia anti-retroviral no prazo de 30 horas após o nascimento, está apresentando uma cura funcional da infecção por HIV.

Pesquisadores das universidades de Mississippi e de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos, apresentaram o caso na 20 ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, que ocorreu em Atlanta. Eles explicam que a criança recebeu terapia anti-retroviral no prazo de 30 horas após o nascimento e uma série de testes mostraram diminuição progressiva presença viral no sangue do bebê, até chegar a níveis indetectáveis ​​29 dias após o nascimento.

Dez meses após a interrupção do tratamento, a criança foi submetida a novos testes de sangue normais nos quais não foi detectada a presença de HIV. No teste de anticorpos específicos de HIV - o indicador padrão clínico da infecção pelo vírus da Aids - os resultados também foram negativos.

Segundo os pesquisadores, a criança é descrita como curada funcionalmente, uma condição que ocorre quando um paciente alcança e mantém a remissão de uma doença a longo prazo.

Em contraste com a cura de esterilização - uma erradicação completa de todos os vestígios virais - a cura funcional ocorre quando a presença de vírus é tão mínimo que permanece indetectável por testes clínicos padrão, mas perceptível pelos métodos ultra-sensíveis.

Fonte: UPI, 03 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários