Notícias de saúde

Profissionais de saúde não estão preparados para lidar com pacientes com problemas mentais

22 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Profissionais de saúde têm, geralmente, pouco preparo parta tratar pacientes psiquiátricos. Essa é a afirmação de pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a responsável pelo estudo, a enfermeira Sara Pinto Barbosa, a falta de preparo dos profissionais de saúde se dá, entre outros fatores, pela formação profissional pouco adequada.

A pesquisa foi realizada entre maio e agosto de 2011 na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) da região oeste e Ribeirão Preto, que integra a Centro de Saúde da Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Dados mostraram que, durante o período considerado no estudo, foram realizados 1.893 atendimentos, sendo 54 pacientes encaminhados a serviços de saúde mental.

Sara realizou entrevistas com 17 profissionais de saúde que fazem parte da equipe de pronto atendimento da UBDS, tendo como objetivo conhecer o cotidiano do atendimento em saúde mental. A pesquisadora realizou, também, 90 horas de observação do trabalho da equipe de saúde.

De acordo com a pesquisadora, os usurários que buscaram ajuda na UBDS apresentam sintomas de depressão, psicose e agitação. Onze pacientes foram encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial, o que, para Sara, é considerado um ponto positivo por demonstrar preocupação dos profissionais em encaminhar os pacientes ao tratamento específico.

Sara explica que a demanda em saúde mental é constante nos serviços de saúde, mas os próprios profissionais admitem ainda nãos estarem preparados para lidar com pacientes psiquiátricos. A pesquisadora notou, também, que apesar do atendimento inicial ser igual aos demais pacientes, há uma exclusão e um tom de preconceito e estigma por parte dos profissionais quando se trata de pacientes mentais.

Fonte: Agência USP, 19 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários