Notícias de saúde

Antioxidantes podem não reduzir riscos de derrame e demência

22 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). A literatura médica mostra que uma dieta rica em oxidantes pode ajudar na redução de riscos de derrame e de demência. Porém, um novo estudo mostra que isso pode não ser verdade.

Pesquisadores holandeses entrevistaram 5.300 pessoas vivendo no país que tinham 55 anos ou mais. Os cientistas fizeram perguntas sobre a frequência com a qual eles ingeriam certos alimentos. As respostas dadas foram usadas para o cálculo de nível total de antioxidantes em suas dietas.

Após 14 anos, 600 pessoas dentre os participantes desenvolveram demência e 600 tinham sofrido um derrame. De acordo com os dados recolhidos, participantes que tinham dietas ricas em oxidantes tinham a mesma probabilidade de terem esses problemas de saúde do que pessoas que tinham dietas ricas nessas substâncias.

Os resultados são controversos. Pesquisas que utilizaram informações deste mesmo grupo de pessoas afirmam que é possível estabelecer uma relação entre a vitamina E e menos risco de demência, e vitamina C e menos risco de derrame. Além disso, os pesquisadores abordaram principalmente a quantidade de café e chá (bebidas que contêm antioxidantes) ingeridos pelos entrevistados. Assim, a diferença dos resultados encontrados por esse grupo pode estar no tipo de alimento consumido por eles.

A pesquisa foi publicada no periódico Neurology.

Fonte: Live Science, 20 de fevereiro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários