Notícias de saúde

Televisão demais pode estar associado à prática criminosa

20 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Há muito tempo que se discute se a televisão pode fazer com que crianças e adolescentes se tornem mais violentos. Ainda não existe uma conclusão, mas um novo estudo mostra que jovens que passam mais tempo em frente à telinha têm maiores chances de manifestarem comportamento antissocial e criminoso quando se tornarem adultos.

Pesquisadores da Universidade de Otago (Nova Zelândia) acompanharam 1000 crianças que nasceram na cidade de Dunedin nos anos de 1972 e 1973. A cada dois anos os cientistas perguntavam a elas quanta televisão eles assistiam.

A análise dos dados colhidos durante o estudo mostra que indivíduos que assistiram mais televisão durante a juventude tinham maiores chances de terem sido condenados por um crime e também de terem traços antissociais de personalidade na vida adulta. Os pesquisadores descobriram também que ver muita televisão estava associado a traços agressivos de personalidade e maior tendência a emoções negativas.

De acordo com o estudo, cada hora assistindo televisão em um dia típico de semana aumentava em 30% as chances de as crianças terem uma condenação criminosa no futuro.

Frente à incerteza dos benefícios ou prejuízos da exposição de crianças e adolescentes à televisão, o melhor é que pais e educadores busquem a moderação do hábito e a comunicação aberta com os jovens, buscando compreender suas necessidades e fornecendo apoio e orientação.

Fonte: Live Science. 19 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários