Notícias de saúde

Crianças com medo podem não diferenciar fantasia da realidade

19 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). É comum que crianças sintam mais medo durante a noite. Normalmente elas se apavoram com fantasmas, monstros, o escuro, etc. Apesar de a maioria delas enfrentar bem o problema e superar os medos com a idade, algumas desenvolvem terrores severos.

De acordo com um novo estudo, algumas crianças podem ter dificuldade de diferenciar a realidade da fantasia. Para a pesquisa, cientistas pediram a um grupo de crianças que enfrentavam esse problema para diferenciarem figuras míticas de figuras reais e perguntaram se algumas situações aconteceriam na realidade. Os pesquisadores perguntaram coisas como ‘você veria essa fada na sua casa ou na televisão?’.

Crianças que sentiam mais medo durante a noite tiveram mais dificuldade para estabelecer distinções entre a realidade e a fantasia. Os resultados sugerem que elas podem estar enfrentando um atraso de desenvolvimento.

Assim, os pesquisadores acreditam que crianças que têm maiores dificuldades para separarem a realidade e a ficção têm mais riscos de sentirem medo durante a noite. O contrário também é válido: crianças que têm medo durante a noite podem ter mais dificuldade para diferenciarem os fatos e a fantasia.

Os resultados encontrados são importantes para que pais, educadores e médicos ajudem essas crianças a superarem seu problema e as dificuldades associadas a ele.

A pesquisa foi publicada no periódico Child Psychiatry & Human Development.

Fonte: Live Science, 15 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários