Notícias de saúde

Proteja seus olhos

28 de janeiro de 2013 (Bibliomed). A visão é um sentido extremamente importante, e por isso os olhos merecem muita atenção e cuidados. Através da prevenção, grande parte dos problemas que afetam esses órgãos pode ser evitada. Veja algumas dicas simples abaixo.

Faça pausas ao trabalhar no computador: telas digitais não causam danos aos olhos, mas elas podem causar a sensação de cansaço. Para lidar com o problema faça pausas a cada 20 minutos, desviando o olhar para uma distância de seis metros durante 20 segundos.

Use óculos escuros: a radiação solar pode prejudicar os olhos assim como ela faz com a pele. Outro problema é que a água, a areia, o concreto e a neve refletem os raios ultravioleta. Os efeitos nocivos causados pela exposição a esses raios se acumulam ao longo do tempo e podem causar doenças como catarata, queimaduras de córnea e até mesmo câncer. Para a proteção dos olhos use sempre óculos escuros ou lentes de contato que bloqueiem os raios. Outra opção é o uso de chapéus.

Use óculos protetores: para evitar acidentes em casa e no trabalho use óculos protetores sempre que houver o risco de químicos ou objetos atingirem seu rosto. Esse método pode prevenir também cerca de 90% dos ferimentos oculares relacionados a esportes. As lentes devem ser feitas de plástico policarbonato.

Coma bem: alimentos que ajudam a circulação são benéficos para o coração, olhos e visão. Prefira comer frutas cítricas, folhas escuras, grãos integrais, fontes de zinco (como feijão, ervilhas, amendoins) e cenouras (ricas em vitamina A).

Conheça seu histórico médico: doenças que não estão relacionadas aos olhos podem ser danosas para a visão. A pressão alta e a o diabetes, por exemplo, podem reduzir o fluxo sanguíneo dos olhos. Doenças do sistema imunológico nos pulmões, tireóide ou glândulas podem causar inflamações nos olhos. Por isso, esteja atento a essas e outras condições e suas consequências para a visão.

Um oftalmologista deve ser consultado com frequência e caso algum problema seja percebido o indivíduo deve procurar atendimento médico rapidamente para evitar complicações.

Fonte: WebMD, 1 de junho de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários