Notícias de saúde

Consumo de energéticos oferece diversos riscos

25 de janeiro de 2013 (Bibliomed). As bebidas energéticas se tornaram populares por darem aquela energia extra para quem está cansado e, que por algum motivo, precisa ficar alerta e ativo. Porém, essas bebidas podem atingir esse objetivo trazendo riscos para o corpo.

Organismos diferentes reagem de formas distintas às substâncias, mas alguns efeitos colaterais podem ser esperados, afetando a maioria dos consumidores: o aumento na taxa de batimento cardíaco, palpitações e irregularidade de batimento cardíaco, aumento da taxa de pressão sanguínea, insônia e outras perturbações de sono, aumento na produção de urina e hiperglicemia.

Um ingrediente presente nessas bebidas exige atenção especial – a cafeína. Pais e educadores devem estar atentos ao consumo dos energéticos por jovens. Crianças são especialmente mais vulneráveis aos danos causados pela cafeína e não devem consumir mais do que 100 mg da substância por dia. Por isso, adultos devem monitorar o consumo de bebidas cafeinadas por menores de idade e explicar os perigos que elas oferecem. Para adultos, a quantidade limite de consumo diário de cafeína é 500 mg. Porém, indivíduos que sofrem de pressão alta, problemas cardíacos, problemas de sono ou que tomam medicamentos devem estar ainda mais atentos à quantidade da substância que consomem.

Ao consumir um energético, esteja atento aos ingredientes descritos e às quantidades determinadas na embalagem. Em caso de dúvida ou de uma reação adversa, um médico deve ser consultado para que não ocorram danos ao corpo do consumidor.

Fonte: JAMA – The Journal of the American Medical Association, 16 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários