Notícias de saúde

Mais pessoas poderão ser diagnosticadas com problemas mentais

23 de janeiro de 2013 (Bibliomed). O Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Americana de Psiquiatria, ou DSM-5, que é utilizado como referência no diagnóstico de doenças mentais por vários profissionais no mundo todo, passou por uma reformulação e será publicado em maio deste ano. Contudo, especialistas estão divergindo sobre as novas regras de diagnóstico.

Aqueles que são contrários às novas normas ressaltam que os limiares de diagnóstico foram baixados, o que vai aumentar o número de pessoas na população geral que será diagnosticada como portadoras de uma doença mental.

Pelas novas regras, birras de crianças poderão ser classificadas como sintomas de uma doença mental chamada “transtorno da desregulação perturbadora do humor”, o luto em “transtorno depressivo grave” e as preocupações diárias em “transtorno de ansiedade generalizada”.

Os especialistas chamam a atenção, ainda, para o fato de que os limiares de diagnósticos mais baixos gerarão mais diagnósticos de “distúrbio de déficit de atenção adulto”, e que vários comportamentos infelizes, de tristeza ou, até mesmo, comer demais, poderão ser classificados como “vícios de comportamento”.

O mais alarmante, segundo os pesquisadores do assunto, é que o que antes era tratado com apoio de familiares e amigos, a partir do momento da mudança nas normas, será classificado como doença e passível da prescrição de medicamentos e tratamentos que podem não ser necessários.

Fonte: Diário da Saúde, 21 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários