Notícias de saúde

Fast-food aumenta risco de alergia e asma

21 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado pelas universidades de Auckland, na Nova Zelândia, e de Nottingham, na Grã-Bretanha, analisou dados de 500 mil crianças de mais de 50 países e mostrou que aquelas que comem fast-food regularmente correm mais risco de sofrer condições alérgicas como asma severa, eczemas, coceira nos olhos e olhos lacrimejantes.

Publicadas na revista especializada Thorax, as conclusões sugerem que alimentos tipo fast-food contêm altas doses de ácidos gordos transsaturados, que têm a capacidade de afetar a imunidade.

A pesquisa indica, ainda, que o consumo de frutas pode ajudar na redução dos efeitos negativos do consumo excessivo de comidas tipo fast-food. Isso ocorre porque as frutas são ricas em antioxidantes e outros compostos benéficos à saúde.

De acordo com o estudo, o consumo de três ou mais porções de frutas por semana pode reduzir o risco de asma, eczema e rinoconjuntivite em 11% a 14%. Além disso, alimentos como leite, ovos, peixes, frutos do mar, produtos à base de levedura, nozes e alguns corantes e conservantes podem agravar os sintomas de alergias.

Os pesquisadores ressaltam a importância de uma boa alimentação na prevenção e controle de alergias, o que deve ser estimulado por órgãos públicos, uma vez que o consumo de fast-foods vem aumentando no mundo.

Fonte: BBC, 14 de janeiro de 2013

Fast-food pode prejudicar desempenho escolar de crianças. Leia em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários