Notícias de saúde

Pessoas que comem muitos vegetais podem ser mais otimistas

18 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Uma substância presente em vegetais pode ter um efeito inesperado. De acordo com um novo estudo, os carotenóides – importantes para a ação da vitamina A e antioxidantes poderosos e presentes em frutas e verduras – estão associados ao otimismo.

A pesquisa entrevistou cerca de mil moradores dos Estados Unidos entre 25 e 74 anos. Os participantes que eram mais otimistas tinham concentrações mais altas de carotenóides no sangue. Os resultados mostram também que pessoas que comiam três ou mais porções de frutas por dia eram mais otimistas do que pessoas que comiam duas ou menos.

“Nossos resultados podem ser parcialmente explicados pelo fato de que pessoas mais otimistas tendem a ter comportamentos mais saudáveis como comer frutas e vegetais e evitar o tabagismo”, explica a pesquisadora Julia Boehm da Universidade Harvard.

O estudo abre caminho para que mais pesquisas sobre o assunto sejam feitas. O relacionamento entre o otimismo e os carotenóides precisa ser mais bem compreendido antes que recomendações nutricionais sejam feitas com base nos resultados encontrados.

A recomendação da Associação Americana do Coração (American Heart Association) é que indivíduos devem consumir 4,5 xícaras de frutas e vegetais de diferentes cores variadas diariamente.

O estudo foi publicado no periódico Psychosomatic Medicine.

Fonte: Live Science, 16 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários