Notícias de saúde

Dieta rica em açúcar pode causar depressão

10 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Seguir uma dieta rica em açúcar e refrigerantes pode aumentar o risco de depressão. Contudo, consumir café pode diminuir ligeiramente esse risco. A conclusão é de estudo realizado no National Institutes of Health, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu dados de 264.000 pessoas com idades entre 51 e 71 anos que consumiam bebidas açucaradas como refrigerantes, chás, ponche de frutas e café entre os anos de 1995 e 1996.

Em 2000, os pesquisadores realizaram diagnósticos para identificar depressão, o que resultou em 11.311 casos da doença. Dez anos depois, a equipe voltou a entrevistar os voluntários e descobriram que aqueles que consumiam mais de quatro copos de refrigerante por dia apresentavam 30% mais probabilidade de desenvolver depressão do que aqueles que não consumiam a bebida. Entre os que ingeriam a mesma quantidade de ponche de fruta, o risco era 38% maior.

Entretanto, as pessoas que bebiam quatro xícaras de café por dia tinham 10% menos probabilidade de desenvolver depressão do que aquelas que não bebiam café. De acordo com os pesquisadores, o ideal é reduzir o consumo de bebidas açucaradas para diminuir o risco de desenvolver depressão.

Os resultados do estudo serão publicados na American Academy of Neurology's 65th annual meeting, que ocorrerá de 16 a 23 de março em San Diego, nos Estados Unidos.

Fonte: UPI, 09 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários