Notícias de saúde

E se você tivesse pêlos nos olhos?

07 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Um tipo raro de tumor pode causar o crescimento de fios de cabelo em uma área improvável do corpo – os olhos.

O caso de um homem iraniano chama atenção para essa condição incomum e que não causa grandes perigos para a visão. O homem tinha o tumor desde o nascimento, mas aos 19 anos ele chegou a medir cinco milímetros de diâmetro e deu origem a diversos pêlos pretos.

Tumores assim possuem tecido que é normalmente encontrado em outras partes do corpo e frequentemente contém folículos capilares, podendo também conter cartilagem e glândulas sudoríparas.

A condição pode causar astigmatismo, mas normalmente não oferece riscos maiores por não cobrir o centro da córnea. Os tumores são removidos por questões estéticas sem modificar a visão do paciente.

O homem iraniano que apresentou o problema decidiu retirar o tumor, por sentir desconforto leve e perda de visão no olho acometido. Mas existem pacientes que não escolhem a cirurgia. Mark Fromer, médico que não esteve envolvido no caso, tem uma paciente que apresenta o mesmo tipo de tumor, mas como ele não cresceu e não a incomoda fisicamente ela preferiu deixá-lo como está.

O homem foi atendido na Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã e o caso foi relatado no periódico New England Journal of Medicine.

Fonte: Live Science, 02 de janeiro de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários