Notícias de saúde

Conheça os perigos dos jejuns feitos pelas celebridades

17 de dezembro de 2012 (Bibliomed). Não é raro que celebridades façam loucuras para obterem excelência em papéis para o cinema. Para o filme Os Miseráveis, que estréia em março no Brasil, a atriz Anne Hathaway perdeu cerca de 11 quilos para retratar a prostituta Fantine. Apesar de esse método ser simples, o jejum quase completo traz a inanição e diversos perigos para o organismo.

Nos primeiros dois dias da privação de calorias o corpo usa suas reservas de glicogênio (a reserva energética principal em células animais) presentes nos músculos e fígado, obtendo energia rapidamente já que essas são as reservas de carboidratos. Depois disso o corpo começa a utilizar proteínas em músculos e gordura. Isso faz com que o metabolismo desacelere e os hormônios comecem a flutuar.

Dos 11 quilos que Hathaway perdeu, sete foram eliminados em apenas duas semanas. Sua alimentação diária consistia apenas em dois quadrados de pasta de aveia por dia. “Eu tive que ficar obcecada com isso. A idéia era parecer próxima da morte. Lembrando da experiência, e eu não a julgo de forma alguma, foi definitivamente um pouco louco”, ela diz em entrevista a Vogue. “Você está submetendo o corpo a um estresse tremendo”, conta a atriz.

Se a pessoa também escolhe evitar água, os resultados são ainda mais extremos. Hugh Jackman, que também atua em Os Miseráveis, fez essa opção. “Para o primeiro dia de filmagens eu não bebi água ou qualquer liquido por 36 horas, o que um treinador na época me disse ser um truque de fisiculturistas que pode te dar bochechas encovadas e olhos fundos”, explica ele em entrevista ao jornal The Sun. “Então eu decidi fazer, e me arrependi um pouco depois de 20 horas (no processo). Quando eu vejo a primeira cena eu fico muito feliz de ter feito isso. Mas eu tive dores de cabeça extremas, estava um pouco tonto e muito, muito mau humorado”, completa.

Celebridades que enfrentam esse processo fazem isso dentro de um ambiente controlado e onde acesso a cuidados médicos de emergência é garantido. Assim, os riscos do jejum podem ser controlados imediatamente. Porém, algumas pessoas podem ver a atitude dos atores como um modelo a ser seguido, achando que podem fazer o mesmo.

Até mesmo períodos curtos de jejum podem colocar o corpo sob quantidades altas de estresse. A melhor forma de emagrecer é através de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos, lembrando que o acompanhamento de um médico é essencial.

Fonte: Live Science, 13 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários