Regulação genética pode explicar o desenvolvimento da homossexualidade

14 de dezembro de 2012 (Bibliomed). A busca por um gene responsável pela homossexualidade pode estar equivocada. Uma nova pesquisa está avaliando o processo epigenético, que ativa e desativa genes, procurando o porquê de a homossexualidade ser algo frequente em certas famílias.

A epigenética traz mudanças transmitidas de forma hereditária e causadas por fatores diversos. Ao invés de traços serem passados através dos genes, a mudança epigenética acontece devido à forma de regulação de genes.

Essas regulações podem ser a razão pela qual a homossexualidade persiste na natureza, apesar de essas pessoas terem menos chances de se reproduzirem.

Os resultados desse estudo estão de acordo com pesquisas anteriores que sugerem mulheres de famílias com homens gays tendem a ter, em média, mais filhos do que outras mulheres. Os pesquisadores encontraram dois genes transmitidos na linha materna que poderiam causar esse efeito.

A pesquisa foi publicada no periódico The Quarterly Review of Biology e desenvolvida na Universidade da Califórnia (EUA).

Fonte: Live Science, 11 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.