Notícias de saúde

Diário emocional após separação pode não fazer bem

06 de dezembro de 2012 (Bibliomed). Em alguns casos, superar uma separação ou um divórcio pode exigir ajuda especializada, e, durante o tratamento, alguns terapeutas sugerem que os pacientes façam um diário no qual registrem todas as emoções negativas no período pós-separação.

Contudo, estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos recém-divorciados ou recém-separados que fizeram um diário de suas emoções não apenas aprofundaram as sensações negativas como ampliaram a duração do estresse em meses após a separação.

A descoberta surpreendeu os pesquisadores que comparavam dois estilos diferentes de escrever o diário a fim de descobrir qual oferecia melhores resultados. O estudo mostrou que escrever diários emocionais pós-separação não só não apresentava a eficácia esperada, como podia ser prejudicial para pacientes que procuram explicações para o fracasso do relacionamento.

Os pesquisadores montaram três grupos: o primeiro, cujos participantes escreveram sobre seus sentimentos sobre sua relação através da escrita expressiva tradicional, expondo seus sentimentos; o segundo onde a escrita foi de forma estruturada, como uma narrativa com começo, meio e fim; e o terceiro que foi instruído a simplesmente manter um diário de atividade básicas do dia-a-dia, sem escrever sobre emoções ou opiniões. 

Os resultados sugerem que a escrita expressiva pode prejudicar a recuperação emocional de algumas pessoas, especialmente daquelas com características de remoer os acontecimentos passados. Por outro lado, a escrita não-expressiva de controle pode ser uma intervenção mais eficaz.

Os pesquisadores sugerem que, para essas pessoas, o ideal é evitar pensar sobre os acontecimentos e distrair-se com outras coisas.

Fonte: Diário da Saúde, 04 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários