Notícias de saúde

Relatório da ONU mostra melhoras no controle da AIDS em países mais afetados

30 de novembro de 2012 (Bibliomed). O novo relatório da World AIDS Day chamado Results - feito para o programa de HIV/AIDS da ONU (Organização das Nações Unidas) UNAIDS (Joint United Nations Programme on HIV/AIDS) - mostra que existem motivos para comemorações no controle da AIDS.

Esforços para a aceleração de respostas à AIDS permitiram uma redução de mais de 50% na taxa de novas infecções do HIV em 25 países de baixa e média renda, sendo que mais da metade deles se encontra na África – a região mais afetada pelo vírus.

Em alguns dos países com maior prevalência da doença no mundo, a ocorrência de novas infecções caiu dramaticamente desde o ano de 2001. No Malaui essa taxa caiu 73%, em Botsuana 71%, na Namíbia 68%, na Zâmbia 58%, no Zimbábue 50% e 41% na África do Sul e na Suazilândia.

Além dos resultados positivos na prevenção da contaminação, a África Subsaariana também reduziu taxas de mortes relacionadas à AIDS em um terço nos últimos seis anos, além de aumentar o número de pessoas recebendo a terapia antiretroviral em 59% nos últimos dois anos.

Além dos novos dados, o relatório mostra também que países estão unindo forças, assumindo responsabilidades e aumentando os investimentos domésticos. A UNAIDS afirma que mais de 81 países aumentaram seus investimentos domésticos destinados à área em mais de 50% entre 2001 e 2011.

Os novos resultados são uma resposta ao incentivo de 1000 dias para atingir os objetivos de desenvolvimento do milênio em relação à AIDS e dos objetivos de 2015 da Declaração Política sobre o HIV/AIDS da ONU.

De acordo com Michel Sidibé, Diretor Executivo da UNAIDS, o passo do progresso está sendo apressado. “O que costumava levar uma década está agora sendo conquistado em 24 meses. Nós estamos (melhorando resultados) mais rapidamente e mais inteligentemente do que antes. Isso é prova de que com vontade política e acompanhamento nós podemos atingir nossos objetivos compartilhados até 2015”.

Fonte: UNAIDS, 30 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários