Notícias de saúde

Estudo brasileiro mostra benefícios do chá verde

29 de novembro de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo brasileiro apresenta informações que indicam que o chá verde pode ajudar na perda de peso, perda de gordura corporal e trazer ainda outros benefícios como a diminuição dos níveis de triglicérides.

Para a pesquisa, estudiosos analisaram os efeitos do chá durante dois meses em quatro grupos de mulheres, sendo que algumas praticaram exercícios físicos usando pesos.

Dentre as participantes, aquelas que consumiram o chá verde perderam, em média, 5,7 kg, havendo manutenção da massa magra.

Mulheres que tomaram o chá e se exercitaram tiveram maiores alterações corporais, perdendo mais gordura e ganhando mais massa muscular, aumentando a força dos músculos e reduzindo níveis de triglicérides.

Aquelas que consumiram placebo e não se exercitaram tiveram mais resultados negativos, ganhando mais gordura e perdendo massa magra.

Participantes que se exercitaram e tomaram placebo tiveram melhoras de saúde, mas os resultados foram inferiores aos obtidos pelas mulheres que praticaram atividades físicas e tomaram o chá.

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A orientadora da pesquisa, Dra. Jocelem Salgado, explica que os resultados encontrados comprovam os benefícios que o chá verde oferece e o seu papel como aliado contra a obesidade.

O estudo foi publicado no periódico americano Journal of Medicinal Food.

Fonte: PS Comunicação, 28 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários