Notícias de saúde

Soja pode ajudar a amenizar problemas de sono em mulheres idosas, diz estudo

06 de setembro de 2010 (Bibliomed). Mulheres que já passaram da menopausa e têm problemas de sono podem conseguir dormir com ajuda de um composto encontrado na soja, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo publicado na edição de agosto da revista científica Menopause. De acordo com os autores, os compostos similares ao hormônio estrógeno, chamados isoflavonas, podem ajudar a aliviar alguns sintomas da menopausa e melhorar o sono das mulheres idosas.

Avaliando, em um “laboratório do sono”, 38 mulheres na pós-menopausa que tinham insônia, os pesquisadores notaram que aquelas que passaram a tomar 80 miligramas diários de isoflavonas apresentaram, após quatro meses, uma melhora na eficiência do sono (porcentagem de tempo dormindo enquanto está na cama) - passando de 78% para 84%; enquanto, no grupo que tomava placebo, a eficiência aumentou para 81%. Em relação ao relato de insônia de “moderada à intensa”, os resultados foram mais significativos: entre as que tomavam isoflavona, essa taxa passou de 90% para 37%; e, no outro grupo, de 95%, esse índice passou, após a intervenção, para 63% das participantes.

De acordo com os pesquisadores, de um terço a dois terços das mulheres na pós-menopausa sofrem de insônia, mas as causas desses problemas podem ser muito variadas. Durante as observações noturnas no início do estudo, os cientistas notaram, por exemplo, que cerca de um quarto das mulheres roncavam, várias tinham cinco ou mais eventos de apneia do sono por hora, e algumas apresentaram movimentos de perna mais de cinco vezes por hora.

Por causa dessa grande variedade de causas para os problemas de sono, os especialistas não conseguem saber ainda as razões para os efeitos da soja contra a insônia. Além disso, pelo fato de o estudo ter avaliado poucas pessoas, os resultados “não permitem a suposição de que a soja irá agir com a mesma eficácia para todas as mulheres”. Entretanto, considerando que os problemas de sono incomodam muitas mulheres na menopausa, “o tratamento com o fitoestrógeno deveria ser considerado uma opção para melhorar a qualidade de vida das pacientes”.

Fonte: Menopause. 19 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários