Notícias de saúde

Ioga pode ajudar no controle de peso, indica estudo

07 de agosto de 2009 (Bibliomed). A prática regular de ioga está associada a uma alimentação mais consciente, o que deixa os praticantes menos propensos à obesidade, segundo estudo do Centro de Pesquisas Fred Hutchinson, nos EUA.

"Em nosso estudo anterior, descobrimos que pessoas na meia-idade que praticam ioga ganham menos peso em um período de dez anos do que aqueles que não o fazem. Isso seria independente da atividade física e dos padrões alimentares", explicou o pesquisador Alan Kristal. "Temos a hipótese de que o mindfulness (algo como esvaziamento da mente) – uma habilidade aprendida diretamente ou indiretamente com a ioga – poderia afetar o comportamento alimentar", complementou o especialista.

Para o estudo, os pesquisadores criaram um questionário que avaliava fatores como desinibição (comer mesmo quando satisfeito), consciência (saber cheiro, gosto e aparência dos alimentos), estímulos externos (como propaganda), resposta emocional e distração na hora da refeição. E o aplicaram em mais de 300 pessoas – a maioria mulheres brancas, ativas e com média de 42 anos.

As análises indicaram que aqueles que praticavam ioga mais de uma hora por semana – mais de 40% dos participantes – tinham menor índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) e maior consciência na alimentação. E aqueles com maior consciência na alimentação – que sabiam por que comiam e paravam quando estavam saciados – pesavam menos do que aqueles "sem consciência" e os que comiam em resposta à ansiedade.

Os autores destacam que a ioga cultiva essa consciência de várias formas. "Essa habilidade de ser calmo e contemplativo durante um desconforto ensina como manter a calma em outras situações desafiadoras, como não comer mais mesmo quando a comida é gostosa e não comer quando você não está com fome", explicou Alan Kristal.

Fonte: Fred Hutchinson Cancer Research Center. Press release. 03 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários