Notícias de saúde

Uma tosse pode liberar mais de 20 mil vírus no ar, alertam especialistas

19 de maio de 2009 (Bibliomed). Na próxima vez que você tossir ou espirrar, há uma boa razão para cobrir a sua boca. Aproximadamente 20 mil vírus são expelidos na tosse média, sendo o suficiente para infectar muiatas pessoas, segundo estudo do Hospital Universitário Nacional de Cingapura. De acordo com os autores, essa quantidade de vírus está contida nas três mil gotículas produzidas pela tosse.

Usando pesquisas anteriores sobre o carregamento viral da influenza – vírus associados à gripe – em secreções nasais, e considerando que cada gota proveniente da tosse no ar mede entre um e cinco micrômetros de diâmetro, os pesquisadores estimam que uma única tosse pode liberar, em cerca de três mil gotículas, de 195 a 19, 5 mil tipos de vírus da gripe.

Segundo os autores, essas três mil gotículas ser referem apenas ao “número de gotículas estimadas que permanecem suspensas no ar por longos períodos” – o suficiente para infectar outras pessoas. “Gotículas maiores que carregam o vírus influenza também são produzidas durante uma tosse, mas essas cairão no chão com relativa rapidez e não serão consideradas significativas na transmissão aérea da gripe”, destacaram os autores.

Com a nova gripe A (H1N1) – gripe suína –, diversos governos em todo o mundo estão preocupados em informar a população sobre hábitos simples de higiene pessoal e de comportamentos que podem ajudar a prevenir a transmissão de gripes e resfriados. Isso inclui propagandas sobre a importância de lavar as mãos de forma adequada com mais frequência e de tampar a boca quando for espirrar ou tossir.

Embora estudos anteriores indiquem que é preciso apenas de um a dez organismos para causar febres hemorrágicas, e de dez a 100 para causar encefalite viral, os cientistas destacam que isso depende de diversos fatores, como o conteúdo das gotículas e o sistema imunológico. Por isso, eles recomendam a vacinação e o uso de máscaras, assim como a prática de cobrir a boca quando tossir e espirrar, para prevenir disseminação de vírus.

Fonte: Singapore's National University Hospital's Division of Microbiology. Maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários