Notícias de saúde

Cesariana “antes da hora” pode atrapalhar desenvolvimento pulmonar do bebê

15 de janeiro de 2009 (Bibliomed). A realização de parto cesariana antes de 39 semanas de gestação pode atrapalhar o desenvolvimento pulmonar do bebê, aumentando os riscos de problemas respiratórios, segundo estudo publicado na edição de janeiro do New England Journal of Medicine.

De acordo com os autores, as taxas de cesariana têm aumentado significativamente nos Estados Unidos – de 20,7% no ano de 1996 para 31% em 2006. E essa tendência não seria diferente no Brasil. Mas esse tipo de parto não está livre de riscos, pois, quando realizado antes de 39 semanas de gestação, há mais chances de morte do bebê, síndromes respiratórias, sepse (infecção grave) e crise epilética.

Avaliando 25 mil partos cesariana, os pesquisadores observaram que, comparados com o nascimento em 39 semanas de gestação, os nascimentos com 37 e 38 semanas apresentavam maiores riscos. “Comparados com bebês nascidos naturalmente, aqueles nascidos de parto cesariana estão sob maior risco de resultados respiratórios adversos, especialmente quando o nascimento ocorre antes do início de trabalho de parto”, ressaltaram os autores.

Os especialistas destacam que atrasar o procedimento até a 39ª semana pode reduzir a morbidade neonatal, porém, a realização do parto além da 40ª semana também pode trazer problemas. Em relação ao sistema respiratório, um teste de maturidade pulmonar fetal poderia ajudar a determinar o momento apropriado para o nascimento.

Fonte: New England Journal of Medicine. 08 de janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários