Notícias de saúde

Mães jovens sob maior risco de morte e complicações

21 de Maio de 2004 (Bibliomed). Complicações da gravidez e do parto são a principal causa de morte em mulheres jovens com idades entre os 15 e os 19 anos em países em desenvolvimento, advertiu um relatório publicado recentemente. Estima-se que 70.000 mães adolescentes morrem a cada ano porque engravidam antes de estarem fisicamente prontas para a maternidade, informa o relatório.

O documento, chamado State of the World's Mothers, e que foi preparado pela 5ª vez consecutiva pela organização internacional Save the Children, indica que 13 milhões de nascimentos (correspondentes a um décimo de todos os nascimentos em todo o mundo) são gerados por mulheres com menos de 20 anos de idade, sendo mais de 90% destes nascimentos ocorridos nos países em desenvolvimento.

As mulheres mais jovens - aquelas com idades de menos de 14 anos - estão sob maior risco de complicações, tanto para si como para seus bebês. Uma pesquisa realizada em Bangladesh mostrou que o risco de mortalidade materna pode ser cinco vezes mais alto para mães com idades de 10 a 14 anos do que para mães entre os 20 a 24 anos.

Os dados referentes a este relatório estão publicados no site www.savethechildren.org.uk.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários