Notícias de saúde

Terapia de Reposição Hormonal contraindicada na prevenção de condições crônicas após a menopausa

20 de Novembro de 2002. (Bibliomed). A maioria das mulheres começa a terapia de reposição hormonal (TRH) com a finalidade de aliviar os sintomas da menopausa. Porém, muitas delas continuaram mantendo o tratamento porque estudos mais antigos indicavam que a TRH podia prevenir a osteoporose, doenças cardíacas, e possivelmente outras doenças crônicas. Mais recentemente, estudos mais refinados confirmaram os benefícios da TRH na prevenção da osteoporose e de fraturas. Porém, estes estudos demonstraram que a TRH não reduz, e pode, de fato, aumentar, o risco para doenças coronárias, além de confirmarem outros efeitos danosos da TRH já conhecidos, como o aumento da incidência de tromboembolismo venoso. Assim, o cálculo de benefícios e danos para este tipo de terapêutica mudou drasticamente.

O U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) publicou ontem na revista Annals of Internal Medicine as suas recomendações para uso da terapia de substituição hormonal para a prevenção primária de condições crônicas em mulheres após a menopausa: o grupo agora recomenda contra o uso rotineiro de estrógeno e progesterona neste tipo de caso. O USPSTF encontrou evidências de que a combinação de estrógeno e progesterona tem efeitos benéficos, mas que também é capaz de causar danos a estas pacientes, e que os efeitos maléficos excedem os benefícios na prevenção de doenças crônicas. O USPSTF não avaliou o uso da TRH para tratar os sintomas da menopausa, como alterações vasomotoras (ondas de calor) ou sintomas urogenitais.

Permanecem questões importantes acerca dos efeitos das doses, duração, e preparações específicas da terapêutica hormonal. O equilíbrio de benefícios e danos deverá ser avaliado individualmente, e será influenciado pelas suas preferências pessoais, riscos pessoais para doenças crônicas específicas, e a presença de sintomas da menopausa.

Fonte: Ann Intern Med. 2002;137:834-839. http://www.annals.org/issues/v137n10/ffull/200211190-00013.html

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários