Notícias de saúde

BRASIL: Prefeitura de São Paulo Lança Programa de Saúde da Família

São Paulo, 6 de março de 2001(eHealthLA). O lançamento do Programa de Saúde da Família (PSF), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, foi realizado ontem à noite, pela prefeita Marta Suplicy.

Em parceria com o governo do Estado e Federal, o programa consiste na formação de equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde, que vão representar suas comunidades, fazendo o acompanhamento de famílias, incluindo o atendimento domiciliar da população.

O projeto prevê a formação de 1700 equipes para atender a 6 milhões de pessoas, demanda correspondente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano a intenção da prefeitura de São Paulo é colocar em funcionamento pelo menos mil equipes. Cada uma delas custará cerca de R$ 21 mil por mês em salários. O Ministério da Saúde irá colaborar com porcentagem que varia de 30% a 50% desse valor.

Em São Paulo, o programa deve estar em funcionamento a partir de junho. A seleção de médicos e enfermeiros será feita em 3 etapas.

Em um primeiro momento, serão aproveitados funcionários da Secretaria da Saúde. Na segunda etapa, será realizada a contratação de novos profissionais. E ainda serão feitas parcerias com profissionais da Santa Casa e da Escola Paulista de Medicina.

Projeto

O Programa de Saúde da Família funciona atualmente em 3.400 dos 5.500 municípios brasileiros. A idéia do projeto nasceu do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Pacs, iniciado em 1987 no Ceará.

Nesse programa, as famílias são visitadas apenas por agentes treinados, que se deslocam a pé, a cavalo ou de bicicleta. Em 1991, o Ministério da Saúde incorporou o Pacs. Em abril de 1994, lançou o PSF em todo o país.

Segundo informações da Secretaria de Políticas de Saúde, do Ministério da Saúde, até o ano passado o programa existia em cidades pequenas. No entanto, de fevereiro de 2000 a fevereiro de 2001 o crescimento do programa foi de 180% em cidades de mais de 500 mil habitantes.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários