Notícias de saúde

BRASIL: Clínica de Olhos Transmite Cirurgias de Miopia a Laser pela Internet

São Paulo, 1 de Março de 2001 (eHealthLA). A clínica de olhos Eye Care, está transmitindo ao vivo, pela Internet, microcirurgias a laser para a correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. A transmissão vem ocorrendo todas as sextas-feiras e sábados, desde janeiro deste ano.

O médico Renato Neves, diretor da clínica, foi o primeiro oftalmologista a transmitir via Internet uma cirurgia a laser para a correção de doenças oculares, em dezembro de 99. Na ocasião, a apresentadora Babi, se submeteu à intervenção on-line. “Acreditamos que nossa iniciativa seja muito importante porque reforça o conceito de transparência no procedimento médico”, explica Neves.

A situação permite que médicos, parentes e amigos do paciente acompanhem ao vivo a cirurgia. Para isso, basta que o paciente autorize a transmissão e informe aos interessados o horário da cirurgia. O acesso é feito pelo site – www.eyecare.com.br

Miopia

A formação da imagem para a visão depende do equilíbrio entre a curvatura da córnea, a lente natural do olho chamada cristalino e o comprimento do olho.

A miopia é a condição onde o olho se apresenta com uma curvatura corneana muito acentuada ou com o comprimento acima do normal levado a uma formação de imagem antes da retina, com conseqüente baixa de visão. Cerca de 1 quarto da população brasileira é afetada pela miopia.

Laser

A mudança da curvatura da córnea pode ser obtida através da aplicação de laser na sua superfície. Segundo Neves, na cirurgia a lazer, um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e através do computador e pode retirar camadas de tecidos com precisão microscópica.

“Esta precisão permite até esculpir um fio de cabelo mantendo intactas as áreas adjacentes”, diz. Para a correção da miopia, a curvatura da córnea muito acentuada é mudada através da retirada de camadas microscópicas tornando-a mais plana.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários