Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisa para Vacina contra Câncer de Colo de Útero no País

São Paulo, 7 de Fevereiro (eHealthLA). Cinco centros de pesquisa do país pretendem desenvolver, em 2001, testes da vacina contra o câncer de colo de útero. O objetivo do tratamento é impedir o vírus HPV, principal causador da doença, de entrar no organismo da mulher. A previsão é que os resultados sejam divulgados em meados de 2002.

O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor com maior número de ocorrências entre as mulheres, representando cerca de 15 por cento dos casos registrados no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, para este ano, a previsão é que deverão ser diagnosticados 17.251 novos casos da doença. A doença surge em mulheres com vida sexual ativa, sujeitas a infecções como a provocada pelo papilomavírus, o HPV.

HPV

Estudos recentes mostram que este vírus é o principal causador, entre as doenças sexualmente transmissíveis, do câncer de colo de útero. Segundo a ginecologista Regina Ferreira da Escola Paulista de Medicina, a maior incidência de HPV está principalmente em mulheres entre 20 e 24 anos. “O vírus se prolifera nos órgãos internos da mulher, sem ser notado. Os locais de incidência são a vulva, a uretra, o colo do útero e as paredes internas da vagina e do ânus sendo maior incidência no colo”, diz a médica. Segundo ela, o método mais eficaz de prevenir que doenças sexuais se instalem no organismo é o uso de preservativo, já que a relação sexual é o principal modo de transmissão.

Pesquisa

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi o primeiro a realizar o teste da vacina. Na pesquisa, participaram 100 mulheres, que não possuíam o papilomavírus humano (HPV). Cada uma foi submetida a três exames: um semelhante ao papanicolau, analisado nos Estados Unidos, um para verificar a presença do vírus, enviado para estudo na Holanda, e um para detectar a presença de anticorpos contra o HPV, mandado à Bélgica. O próximo passo será confirmar se a vacina realmente impede a entrada do vírus HPV.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários