Notícias de saúde

Quantidade de energia gasta durante corridas é similar entre jovens e idosos

25 de julho de 2016 (Bibliomed). Corredores mais de 65 anos poderiam queimar oxigênio (gastar a mesma quantidade de energia) com quase a mesma taxa do que os corredores mais jovens, de acordo com um estudo publicado na edição de abril de Medicine & Science in Sports & Exercise.

Investigadores da Universidade Estadual Humboldt em Arcata, Califórnia, e colegas realizaram avaliações da esteira ergométrica de 15 corredores mais velhos e 15 corredores mais jovens que corriam pelo menos três vezes por semana, durante um mínimo de 30 minutos por sessão, por mais de seis meses.

Os pesquisadores observaram diferenças entre os dois grupos na mecânica da execução, indicando que os corredores mais velhos ajustam suas técnicas à medida que envelhecem. Mas os corredores mais velhos queimavam oxigênio a uma taxa semelhante tanto como os corredores mais jovens em diferentes velocidades.

A descoberta oferece outra razão para que as pessoas permaneçam ativas à medida que envelhecem, afirmaram os pesquisadores. Assim, existem evidências de que nunca é tarde demais para iniciar exercícios físicos.

Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise. April 2016 - Volume 48 - Issue 4 - p 697–704

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários