Notícias de saúde

Cirurgia para remoção dos ovários pode aumentar do risco de câncer colorretal

29 de junho de 2016 (Bibliomed). A cirurgia par remoção dos ovários (ooforectomia) pode levar ao aumento do risco de surgimento de câncer colorretal, de acordo com a pesquisa publicada na edição de junho de 2016 da revista British Journal of Surgery.

Os achados são baseados em registros de mulheres que tinham sido submetidas a ooforectomia por indicações benignas entre 1965 e 2011. Os procedimentos incluíram ooforectomia unilateral e bilateral, e histerectomia sem especificação de se os ovários foram removidos ou não.

A equipe de pesquisadores, do Instituto Karolinska de Estolcomo, descobriu que entre 195.973 mulheres suecas que haviam sido submetidos a ooforectomia, o risco de, eventualmente, ser diagnosticado com câncer colorretal era 30%maior do que a normal para as mulheres da sua idade.

As mulheres que tiveram ambos os ovários removidos tiveram um risco 2,3 vezes maior de câncer retal do que aquelas que tiveram apenas um ovário removido. Uma vez que fatores como comorbidades, álcool e uso de tabaco foram considerados, as mulheres que tiveram ambos os ovários removidos ou que foram submetidas a uma possível ooforectomia geralmente tinham um risco de câncer mais elevado do que as mulheres que tiveram apenas um ovário removido.

Fonte: British Journal of Surgery. Volume 103, Issue 7, pages 908–915, June 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários