Notícias de saúde

Muitas pacientes com câncer de mama optam primeiro por fazer tratamentos de medicina alternativa

27 de maio de 2016 (Bibliomed). Mulheres com câncer de mama em estágio inicial que se voltam para a medicina alternativa, podem retardar o início de uma quimioterapia recomendada, sugere um novo estudo publicado na revista JAMA Oncology.

Estudos anteriores demonstraram que a iniciação no momento correto da quimioterapia do câncer da mama está associada à melhora da sobrevivência à doença. Mas, de acordo com nova pesquisa, embora a maioria das mais de 300 mulheres no estudo tenha recebido a recomendação da quimioterapia, 11% não a fizeram.

No total, 306 mulheres foram aconselhadas a se submeterem à quimioterapia. Depois de um ano, 89% destas mulheres tinham começado o tratamento. Entre as outras mulheres, para quem a quimioterapia foi opcional, apenas 36% optou pelo tratamento.

Os resultados mostram que as mulheres que não iniciam a quimioterapia são mais propensas a serem usuárias de suplementos dietéticos, e usar muitas formas diferentes de terapias complementares e alternativas ao mesmo tempo.

De todas as mulheres no estudo, 87% disseram ter usado algum tipo de terapia alternativa, mais comumente os suplementos dietéticos, além de práticas mente para a mente e para o corpo. Muitas mulheres utilizadas duas terapias alternativas, e 38% usaram três ou mais terapias alternativas.

Fonte: JAMA Oncology, online May 12, 2016.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários