Folhetos de saúde

Pitiríase alba

© Equipe Editorial Bibliomed  

1. O quê é Pitiríase alba?

Pitiríase alba, dartro volante ou eczemátide é uma doença de pele comum, freqüentemente encontrada em crianças e adolescentes, principalmente de pele morena, caracterizada por manchas brancas, um pouco descamativas e sem outros sintomas, como coceira.  È principalmente encontrada no rosto, tronco, pernas e braços, estando relacionada à exposição ao sol.

2. Qual a causa da Pitiríase alba?

Muitas pessoas chegam ao consultório médico com a queixa de manchas brancas no rosto, especialmente mães com suas crianças, associando-as erroneamente a verminoses. Geralmente, essas lesões são decorrentes da Pitiríase alba, mas esta não apresenta uma causa ainda definida e não tem associação às parasitoses intestinais.

3. Quais doenças devem ser descartadas quando se pensar em Pitiríase alba?

Para se fazer o diagnóstico de Pitiríase alba, o médico deverá descartar doenças como a Pitiríase versicolor, tinha do corpo, hanseníase e vitiligo.

4. Qual o tratamento da Pitiríase alba?

Não existe um tratamento definitivo para a Pitiríase alba. Recomenda-se hidratar bastante a pele após o banho ou exposição ao sol. O uso de corticóides, medicamentos queratolíticos ou redutores não têm ação superior à dos hidratantes. Deve-se evitar a exposição solar excessiva, pois as lesões da Pitiríase alba tendem a aumentar de número dessa forma.

5. Pitiríase alba tem cura?

As manchas da Pitiríase alba podem levar anos da vida para desaparecerem e, mesmo após o desaparecimento, elas podem recidivar. Isso sempre deverá ser informado ao paciente e/ou seu responsável para que não fiquem procurando tratamentos desnecessários.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Discromias in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.

SILVA, C.M.R.; VIANA, M.R.A . Dermatoses mais comuns nas crianças e adolescentes in: ALVES, C. R. L.; VIANA, M.R.A . Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte, Coopmed, 2003.