Folhetos de saúde

Pele Seca

© Equipe Editorial Bibliomed  

O que é a chamada pele seca?

A pele seca é a mais comum nos pés, braços, flancos (lados do abdômen), e coxas, regiões do corpo onde existem poucas glândulas sebáceas. Muitas pessoas exibem, nas outras áreas do corpo, inclusive o rosto, pouca atividade das glândulas sebáceas, o que deixa pele mais desprotegida e sujeita às agressões do ambiente.

Quais os problemas mais comuns relacionados à pele seca?

Os sintomas mais frequentemente associados com pele seca incluem: descamação, irritação e rachaduras.

O que torna a pele seca?

Problemas relacionados à pele seca acontecem mais frequentemente no inverno, quando o ar frio do lado de fora se associa à umidade baixa dos ambientes fechados com ar condicionado. Nessa situação, a pele perde a umidade e pode rachar e descascar, tornando-se irritada e inflamada.

Que outros fatores contribuem para a pele seca?

Tomar banhos em demasia, especialmente com sabões agressivos, pode contribuir para a pele seca. Doenças de pele que cursam com eczema (um tipo de vermelhidão) podem também causar  pele seca.

Quais atitudes podem ser tomadas para ajudar no controle da pele seca?

Pode ajudar muito mudar hábitos comuns do dia-a-dia. Os banhos de chuveiro devem ser rápidos. Usar a água em temperatura adequada -  nem quente, nem fria - ajuda a evitar agressões à pele. Usar tão pouco sabão quanto possível, limitando seu uso apenas às áreas mais críticas, como axilas e genitálias, se você puder. Deve-se dar preferências a sabonetes suaves ou neutros, de preferência os que já contenham hidratantes em sua fórmula

Quais outras medidas podem ser tomadas?

Na hora de secar a pele, secar completamente mas delicadamente: encostando a toalha, e não friccionado-a. O número de banhos diários também deve ser reduzido, se possível. Algumas medidas ajudam a aumentar a umidade da pele do corpo: usar óleos de banho e hidratantes neutros pelo menos uma vez ao dia. Os hidratantes espessos e gordurosos trabalham melhor: deve-se evitar produtos com álcool. Aplicar imediatamente depois de um banho ou de uma ducha, quando sua pele ainda está úmida.

Existem ainda outras dicas que posso adotar?

Sim. Aí vão elas: Beber água em abundância durante todo o dia. Aplicar as compressas frescas às áreas irritadas. Essas áreas devem ser preservadas da exposição a produtos químicos e cosméticos. Se este isso não for bastante, deve-se recorrer a um dermatologista habilitado.

Fonte: texto adaptado de múltiplas fontes, a saber as principais:
Habif TP. Clinical Dermatology. 4th ed. St. Louis, Mo: Mosby, Inc. 2004.
Rakel P, ed. Conn’s Current Therapy 2005. 57th ed. Philadelphia, PA: WB Saunders; 2005:973-974.