Folhetos de saúde

Pele Oleosa

© Equipe Editorial Bibliomed

O que causa a pele oleosa?

A pele oleosa é devida principalmente a fatores genéticos. Na pele oleosa, as glândulas produtoras de sebo trabalham em ritmo acelerado. São mais de 900 glândulas sebáceas em cada centímetro quadrado do rosto, produzindo o sebo a todo momento. Em climas quentes, o calor alia-se aos genes e determinam ainda mais atividade dessas glândulas.

Quais as maiores queixas de quem tem pele oleosa?

A maior queixa de quem tem pele oleosa é sem dúvida, o falso aspecto de sujeira que a gordura em excesso dá à pele. O brilho excessivo acompanha quem tem esse tipo de pele o dia todo, mesmo com o uso de sabonetes ou de produtos especiais.

Qual a relação da pele oleosa com cravos e espinhas?

A pele do rosto tem cerca nove vezes mais glândulas sebáceas  do que a pele de outras regiões do corpo. Por isso é tão natural a ocorrência de cravos e espinhas nessa região. A pele com acne ou espinha tem as glândulas maiores e mais ativas do que a pele normal ou seca. A pele oleosa por sua vez produz mais sebo, que favorece o aparecimento de cravos ou espinhas.

Como evitar a oleosidade e o brilho excessivo?

Alguns pequenos cuidados diários podem deixar a pele com melhor aspecto e com menos brilho. É preciso entender que não adianta nada ficar lavando o rosto a todo momento. O que deve ser feito é uma higiene adequada e manter a pele sempre hidratada e protegida.

Qual a maneira correta de se lavar o rosto?

O ideal é lavar bem o rosto de manhã e antes de dormir com sabonetes secativos, sempre que forem indicados por um dermatologista. Depois se pode aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição, maquiagem e do próprio sabonete.

Quem tem pele oleosa pode usar qualquer loção hidratante?

Não. É importante que, na hora de hidratar e aplicar protetor solar,  sejam escolhidos produtos em gel (livres de óleo) e que não causam obstrução dos poros.

Que outros cuidados podem ser tomados?

Deve-se ter atenção à temperatura da água, que não pode ser quente e nem muito gelada. Evitar esfregar a toalha para secar a pele ajuda a cuidar da pele, pois isso pode causar irritação.

Mesmo com esses cuidados a oleosidade pode persistir?

Se a oleosidade persiste mesmo com esses cuidados, chegou a hora de procurar um dermatologista de sua confiança e recorrer aos ácidos especiais ou tratamentos orais. O ácido retinóico é um dos mais usados hoje em dia, associado à limpeza de pele e cuidados diários, mas só pode ser prescrito por um médico habilitado.

Com tantos problemas, há alguma vantagem em se ter pele oleosa?

Sem dúvida o creme anti-rugas vai ficar para mais tarde para as pessoas que possuem pele oleosa. Mas isso não significa que a pele oleosa não deva receber protetor solar e hidratante para manter-se jovem. Outra característica positiva é que ela está mais protegida do ar condicionado e das condições climáticas. Mas atenção! Nem tudo são flores no mundo da oleosidade: além do brilho excessivo, as peles oleosas são mais sensíveis aos hormônios, o que pode agravar a acne e deixar cicatrizes futuras.

Fontes:

Habif TP. Clinical Dermatology. 4th ed. St. Louis, Mo: Mosby, Inc. 2004.
Rakel P, ed. Conn’s Current Therapy 2005. 57th ed. Philadelphia, PA: WB Saunders; 2005:973-974.