Folhetos de saúde

Pé-de-Atleta

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é o Pé-de-Atleta?

O Pé-de-Atleta é uma infecção extremamente comum, que ataca mais homens do que mulheres, em geral adultos, também denominado frieira, e é cientificamente chamado de Tinea pedis.

Onde ocorre o Pé-de-Atleta?

Como o próprio nome sugere, ele pode incidir na pele e nas unhas da região dos pés, sendo mais acentuado entre os dedos e de tratamento mais prolongado quando atinge as unhas.

Como o Pé-de-Atleta se desenvolve?

Quando os fungos que causam o pé-de-atleta (os Epidermphyton) entram em contato com a pele dos pés - particularmente nos vãos dos dedos (que são as áreas normalmente mais abafadas e mais úmidas), surge uma reação no tecido de modo a combater os efeitos do agente nocivo. Esse efeito também pode ocorrer por outros motivos, podendo ou não ser causado por micróbios. Por isso é necessária uma avaliação médica quando surgem os sintomas.

Quais são os sintomas da doença?

As feridas podem apresentar-se de diversas formas: desde uma pele vermelha que se descama até pequenas bolhas com um formato esbranquiçado da pele, com leves tons cinza, típicos de fungo (de aparência semelhante à casca da laranja contaminada por fungos). É comum ocorrerem pruridos ou coceiras.

Como o pé-de-atleta é transmitido?

Os pés correm o risco de sofrer desse problema quando são conservados dentro de sapatos fechados, especialmente com meias sintéticas. Esse risco se acentua no verão. Pessoas que necessitam trabalhar com botas de couro, coturnos ou calçados de borracha (como soldados, bombeiros, faxineiros, açougueiros e jardineiros, por exemplo) têm mais riscos de desenvolver a doença porque a transpiração dos pés é maior. O risco de contágio aumenta para pessoas que andam descalças na praia ou nas piscinas e balneários.

Existem fatores que podem facilitar o aparecimento da doença?

Sim. Grande parte da literatura a respeito do pé-de-atleta aponta o estresse como um dos pontos de partida para o problema. Ocorre que, em situações de estresse, o sistema imunológico fica deprimido. Daí para o ataque e proliferação dos fungos, é apenas um passo.

Como se previnir da doença?

É importante lavar bem os pés e enxugar principalmente entre o vão dos dedos. Caso alguma lesão seja notada, deve-se procurar um médico. Tão logo  seja constatado o problema, o tratamento deve começar, lembrando que uma infecção, se mal cuidada, pode facilitar o surgimento de outras doenças.

Como é feito o tratamento?

Em geral, o tratamento é feito com pós e cremes antifúngicos, de aplicação local. Se o problema estiver muito acentuado, o médico pode receitar antimicótico por via oral.

Devem-se limpar os sapatos por dentro, usando desinfetante diluído ou álcool, deixando-o secar bem antes de calçar. É útil evitar usar meias de fios sintéticos, preferindo as de algodão, que são permeáveis. Andar o maior tempo possível descalço, dentro de casa, e usar chinelos quando estiver andando em piscinas, praias e locais úmidos de grande fluxo de pessoas são medidas que dificultam o desenvolvimento da doença .

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)