Folhetos de saúde

Os perigos do Sol

© Equipe Editorial Bibliomed

Qual a importância do Sol para a saúde humana?

Todos já sabemos que o Sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Na medida certa, o sol é importante para a síntese de vitaminas e garante aparência saudável. Além disso, a exposição diária à luz solar favorece o bem-estar e diminui a incidência de depressão e outras doenças do aparelho psíquico, especialmente em idosos. Mas nem tudo são flores. Em excesso ou sob exposição inadequada, o Sol pode passar de aliado para vilão em questão de segundos.

O Sol fornece dois tipos bem diferentes de radiação. Quais os perigos de cada um deles?

A pele não absorve os raios solares da mesma maneira. Os raios UVA chegam às camadas mais profundas da pele, sendo os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, envelhecimento precoce, bronzeamento e catarata (doença nos olhos que embaça a visão). Já a radiação UVB atinge apenas as camadas mais superficiais. Quando ocorre exposição desprotegida, podem ocorrer vermelhidão e queimaduras solares. Como a radiação UVB atravessa as nuvens, é importante se proteger mesmo em dias nublados.

Quais os problemas causados pela exposição excessiva ao sol?

Quando em excesso, o Sol pode causar queimaduras dolorosas e danos irreversíveis na pele, como fotoenvelhecimento e as seqüelas de um câncer de pele. É importante lembrar também que os efeitos nocivos do Sol são cumulativos. Logo, não adianta abusar do Sol e depois tentar saldar o prejuízo. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância.

O que é o fotoenvelhecimento?

É o envelhecimento que a pele sofre, devido ao Sol. Dá à pele um aspecto mais velho que o real. Podem aparecer manchas claras ou escuras e pequenas veias tortuosas, além de rugas e textura flácida.

Como o Sol pode causar câncer de pele?

Devido aos efeitos nocivos de sua radiação, o Sol pode causar lesões ásperas e na pele, como se fossem feridas que não cicatrizam. Essas lesões de fato nem sempre são, mas  podem ser o início de um câncer da pele.

O que é importante saber sobre as queimaduras solares?

A queimadura é uma reação causada principalmente pelos raios UVB emitidos pelo Sol. Não é percebida de imediato, surgindo apenas após algumas horas. Em casos graves elas provocam, além da vermelhidão, sensação de dor e calor, inchaço e até bolhas.

Como posso evitar todos esses problemas relacionados à exposição solar?

Embora muitas recomendações possam ser dadas, uma delas é essencial: use proteção adequada contra o Sol: filtros solares, bonés, camisetas, óculos escuros, e, é claro, sombra. Os filtros solares são produtos com substâncias que absorvem ou bloqueiam as radiações ultravioletas nocivas. Todos eles apresentam um fator de proteção solar específico, e sua escolha vai depender do tipo de pele, da região de aplicação e do tipo de exposição solar que vai se enfrentada.

Lembre-se: em caso de dúvidas, procure sempre seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar problemas e orientar você sobre as melhores condutas para seu caso.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)