Folhetos de saúde

Escabiose

© Equipe Editorial Bibliomed

1. Você sabe o que é escabiose?

Escabiose, popularmente conhecida como sarna, é uma doença causa por um parasita, mais especificamente um ácaro, chamado Sarcoptes scabiei, var. hominis. O único hospedeiro desse parasita é o homem.

2. Quais os sintomas da escabiose?

A escabiose tem como sintomas a coceira intensa, principalmente à noite, e erupções na pele. Caracteristicamente, observa-se a formação de pequenos túneis na pele. Os lugares que geralmente se observam as lesões são as regiões entre os dedos das mãos, axilas, cintura, nádegas, mamas, pênis, rosto e pés. Nas crianças, essas também podem ser encontradas nas palmas das mãos, planta dos pés, couro cabeludo e pescoço. Nos adultos, normalmente a face e o couro cabeludo não apresentam as lesões.

3. Como é transmitida a escabiose?

A escabiose é transmitida através do contato direto próximo com as pessoas infectadas, sem preferência por idade, sexo ou mesmo raça. Raramente é transmitida por roupas.

4. Por quanto tempo o Sarcoptes scabiei sobrevive fora do homem?

Fora do homem, seu único hospedeiro específico, o Sarcoptes scabiei sobrevive por aproximadamente uma semana.

5. Existe um período após a infecção do parasita sem ter sintomas (período de incubação)?

Sim. O período de incubação do parasita em pessoas nunca antes expostas é de aproximadamente 4 a 6 semanas; as que já tiveram contato anterior com o causador da sarna desenvolvem os sintomas mais rapidamente, 1 a 4 dias após a exposição.

6. Como é feito o diagnóstico de escabiose?

O diagnóstico de escabiose é baseado na história e pelo exame do paciente, com o encontro das lesões características. Pode-se realizar escarificação das lesões (abre-se os túneis ou lesões suspeitas) para se tentar identificar o causador dessa patologia. Porém, o exame negativo não descarta a possibilidade da infecção, permitindo muitas vezes se tentar um tratamento de prova.

7. Quais os diagnósticos devem ser diferenciados?

Quando na suspeita de escabiose, devem ser descartadas as seguintes doenças: dermatite atópica, dermatite de contato, líquen plano, dermatite herpertiforme, impetigo e prurido agudo infantil. 

8. Qual o tratamento da escabiose?

O tratamento da escabiose consiste na utilização de medicamentos considerados escabicidas. Esse tratamento deve ser feito em todos os familiares, mesmo se não tiverem sintomas e repetidos após uma semana. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Dermatozooses in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.

SILVA, C.M.R.; VIANA, M.R.A . Dermatoses mais comuns nas crianças e adolescentes in: ALVES, C. R. L.; VIANA, M.R.A . Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte, Coopmed, 2003.