Folhetos de saúde

Eritema Solar

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é o eritema solar?

O eritema solar, popularmente conhecido como queimadura de sol, é um tipo de reação inflamatória que ocorre na pele após a exposição à luz solar, de forma aguda.

2. Quais as manifestações do eritema solar?

O eritema solar manifesta-se por uma vermelhidão na pele, com dor local e em casos mais graves, com o surgimento de bolhas.

3. Quais os fatores que levam ao desenvolvimento do eritema solar?

O desenvolvimento do eritema solar depende primeiramente da intensidade e do tipo de radiação recebida. Além disso, fatores individuais, como a cor da pele, também facilitam o surgimento das lesões.

4. Quanto tempo pode durar o eritema solar?

O eritema solar pode surgir após duas a sete horas da ocorrência da exposição solar. Sua duração varia de horas a dias, sendo que a maior intensidade das lesões se manifesta cerca de 12 a 24 horas depois do surgimento das mesmas, declinando em seguida. Porém, quanto maior a intensidade e a dose de radiação, menor será o período para a ocorrência do eritema solar.

5. Qual é o principal tipo de radiação responsável pelo eritema solar?

O principal tipo de radiação responsável pelo surgimento da queimadura solar é a UVB, tendo menor participação o UVC e a UVA.

6. Qual pode ser a conseqüência da exposição solar excessiva?

A principal conseqüência observada com a exposição solar excessiva por longos períodos é o câncer de pele. De forma aguda, pode-se ter o desenvolvimento da desidratação.

7. Qual o tratamento para o eritema solar?

O eritema solar é uma queimadura e a base do seu tratamento está nesse fato. Compressas de líquido de Burow diluído a 1:40 ou creme diluído de corticóide bem como analgésicos podem ser necessários. Se muito intensas as lesões, sedação, manutenção do equilíbrio de água e eletrólitos do organismo, bem como o uso de antibióticos podem ser indicados.

8. Qual a melhor forma de se evitar o eritema solar?

Deve-se evitar a exposição solar nos períodos de maior radiação – entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde. Sempre utilizar filtro solar em todo o corpo, principalmente aqueles que possuem absorção dos raios UVB, aplicados em média 2, 3 ou mais vezes ao dia. Independentemente se o céu está nublado, o filtro solar deverá ser sempre usado.

Lembre-se, somente o médico poderá orientá-lo acerca desta condição.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Fotodermatoses in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.