Folhetos de saúde

Dermatite seborréica

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é a dermatite seborréica?

Dermatite seborréica é o nome que se dá à doença crônica, geralmente recorrente e não contagiosa, que ocorre em regiões em que existam muitas glândulas sebáceas (produtoras de sebo) no corpo (couro cabeludo, rosto, região retroauricular – atrás da orelha – região do peito e, às vezes, em áreas de dobras (intertriginosas).

2. Qual é a causa da dermatite seborréica?

Ainda não se tem uma causa definitiva para a dermatite seborréica. No entanto, existem fatores que podem estar relacionados ao seu desenvolvimento, como a predisposição familiar (embora a hereditariedade não tenha sido confirmada), infecção por fungos, como a Candida albicans eo Pityrosporum ovale (Malassezia furfur), fatores emocionais. Não existe nenhum alimento que possa predispor o aparecimento da dermatite seborréica, porém o seu agravamento tem sido associado com uma dieta rica em carboidratos.

3. Quais as formas de apresentação da dermatite seborréica?

A dermatite seborréica pode se manifestar sob duas formas: a dermatite seborréica do lactente e a do adulto.

4. Quais as manifestações da dermatite seborréica do lactente?

No lactente, a dermatite seborréica se apresenta precocemente, com duas a seis semanas de vida, ou raramente, mais tarde, por volta do quarto ou quinto mês. O que se observa são lesões descamativas, amareladas, grudentas, às vezes com coceira, ocorrendo inicialmente no couro cabeludo. Posteriormente, as lesões surgem no rosto, atrás da orelha e áreas de dobras. Nas áreas de fraldas, umbigo e axilas o encontro de lesões também é freqüente.

5. Quais as manifestações da dermatite seborréica no adulto?

No adulto, a dermatite seborréica pode se manifestar sob a forma de lesões avermelhadas, que descamam, atingindo o couro cabeludo, rosto, e atrás da orelha. Podem ainda ser observadas na região das axilas, genitália e tronco.

6. Quais os fatores que podem favorecer ou agravar os sintomas da dermatite seborréica?

Os sintomas da dermatite seborréica podem ser agravados pelos seguintes fatores: calor, umidade, e uso de roupas que retém suor e sebo, como tecidos sintéticos.

7. Qual o diagnóstico diferencial da dermatite seborréica?

O diagnóstico de dermatite seborréica deve ser feito com as seguintes doenças: dermatite atópica, dermatite de fraldas, histiocitose de células de Langerhans, psoríase, Pitiríase rósea, micoses, etc.

8. Qual o tratamento da dermatite seborréica?

Geralmente, para o tratamento da dermatite seborréica na criança é necessário apenas o uso de hidratantes. No couro cabeludo, pode-se utilizar óleos para ajudar na retirada das escamas. Em certos casos, é necessário o uso de xampus de cetoconazol e corticóides tópicos (aplicação local) de baixas dosagens.  Nos adultos, os xampus com enxofre e selênio, bem como os de cetoconazol podem ser utilizados no tratamento da dermatite seborréica; os corticóides também podem ser usados alternando ao uso dos xampus. Em casos muito resistentes, medicamentos por via oral também podem ser associados. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Erupções eritêmato-escamosas in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.

SILVA, C.M.R.; VIANA, M.R.A . Dermatoses mais comuns nas crianças e adolescentes in: ALVES, C. R. L.; VIANA, M.R.A . Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte, Coopmed, 2003.