Folhetos de saúde

Parto

© Equipe Editorial Bibliomed

1) Quanto tempo dura uma gravidez?

Uma gestação normal tem uma duração média de 40 semanas (aproximadamente 9 meses), podendo se aguardar até 42 semanas antes da retirada da criança de ventre materno.

2) Quando sei que estou entrando em trabalho de parto?

Três situações caracterizam o início do trabalho de parto:

  1. Cólicas (contrações) abdominais (na barriga) – principal marco do início do trabalho de parto;
  2. Perda de líquidos pela vagina;
  3. Perda do tampão mucoso pela vagina (secreção de aspecto gelatinoso, brancacento com raias de sangue) – nem sempre é percebido.

3) Com que freqüência as cólicas ocorrem?

Para se afirmar que uma gestante está em trabalho de parto, deverão ocorrer pelo menos 2 cólicas (contrações), com uma duração mínima de 25 segundos, em 10 minutos.

4) Para que ocorrem as cólicas?

As cólicas têm como objetivo aumentar a abertura do canal cervical do útero, de forma a permitir a passagem da criança que irá nascer.

5) Só pela queixa e pelo exame médico é possível saber se a mulher está em trabalho de parto?

Às vezes, podem surgir dúvidas se a mulher está ou não em trabalho de parto. Nesses casos podem ser realizados exames mais específicos, a fim de se saber o padrão das contrações e suas características. Quando esses exames não estão disponíveis, a gestante ficará de observação por algumas horas e será submetida a um outro exame médico posteriormente. Se não ocorrerem mudanças que sugiram trabalho de parto, a gestante poderá retornar para sua casa, com as orientações precisas de como ele se inicia.

6) Parto normal ou cesariano: qual o melhor?

Sem dúvida, o parto normal (vaginal) é o que proporciona mais rápida recuperação da mulher e apresenta menores complicações. Em princípio, a cesariana somente deverá ser feita quando houver uma indicação precisa, como uma passagem estreita para passar a criança via parto normal, ou doença materna, como por exemplo, AIDS.

Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-la durante a gravidez e no parto.

Fonte:

CORRÊA, M. D. Assistência ao parto in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.