Folhetos de saúde

Menopausa Precoce

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a Menopausa Precoce?

Menopausa precoce é o termino das menstruações antes dos 40 anos de idade.

Qual é a causa da menopausa precoce?

A cessação da menstruação ocorre devido a uma condição chamada hipoestrogenismo hipergonadotrofico. Isso significa que os ovários estão sendo devidamente estimulados, mas não conseguem responder à demanda para produzir estrogênio. Há uma falência desse órgão antes da data normalmente prevista para a menopausa.

Quais as mulheres podem desenvolver esse quadro?

A incidência da menopausa precoce é de 8 a l0% das amenorréias secundárias (ou seja: o término da menstruação sem um motivo aparente). Sua etiologia na maioria das vezes é desconhecida.

Que fatores contribuem para a ocorrência da menopausa precoce?

Como causas desse problema encontramos: problemas genéticos ou congênitos, presença de poucos folículos (os futuros óvulos) nos ovários, contaminação com agentes nocivos em alguma etapa da vida (como radiações, tratamentos quimioterápicos etc.) estresse emocional, alterações imunológicas, síndrome dos ovários policísticos, doenças da tireóide, glândula supra-renal e outros.

Quais são os sintomas da menopausa precoce?

Ausência de menstruação, ondas de calor, sudorese, depressão. Chama a atenção que são os mesmos da menopausa comum, mas em mulheres mais jovens. Exceto pelo termino das menstruações, nenhum desses sintomas é obrigatório e nem todas as mulheres os experimentam com a mesma intensidade.

Quais são as doenças que mais comumente se associam à menopausa precoce?

  • Hipotiroidismo
  • Diabetes
  • Púrpura trombocitopenica
  • Insuficiência adrenal
  • Hipertensão arterial
  • Doença de Addison
  • Osteoporose

Como é feito o tratamento das mulheres com o problema?

O tratamento depende de cada caso, sendo orientado pelo tipo da falência ovariana. Comumente é feito com uso das terapias de reposição hormonal, corticóides e drogas imunossupressoras. Dependendo da história clinica, antecedentes ginecológicos, historia menstrual, antecedentes cirúrgicos, contato com radiações etc., podem ser propostas outras abordagens.

Quais exames podem ser necessários na avaliação de uma mulher com suspeita ou diagnóstico de menopausa precoce?

  • Dosagem sérica de hormônios (comumente os hormônios da função tireoideana - T3,T4,TSH)
  • Dosagem de cálcio, fósforo e outros elementos
  • Avaliação do cortisol.

Uma mulher que sofreu menopausa precoce pode engravidar?

Como 40% das pacientes com falência ovariana primária ainda possuem folículos em seus ovários, há perspectivas de gravidez se a causa for auto-imune. Em casos de amenorréia secundária hipergonadotrófica, pode haver recuperação da função normal dos ovários após vários meses sob o uso de terapias para reposição hormonal.

Fonte:  Ginecologia Endócrina e da Reprodução- Mario Gáspare Giordano Ed. Byk 1998